Querida Eu: Uma carta para mim aos 16 Anos

23/12/2011 § 4 Comentários

Esses dias, navegando pela Internet trombei meu navio com um determinado livro que chamou minha atenção. O livro, publicado recentemente, tem seu título em inglês: “Dear Me: A Letter to my 16 Year Old Self” – que significa: “Querido Eu: Uma carta para mim aos 16 Anos”. É uma coleção de 75 cartas, escritas por diferentes celebridades (atores, comediantes, escritores, etc) contando suas próprias versões de uma carta para eles mesmos, com 16 Anos.

A Idéia de escrever uma carta para a Núbia de 16 Anos me deixou perplexa e curiosa. Desde então, minha vida não poderia continuar sem esta carta ser “enviada” para a aluna de número 23  da lista de chamada do segundo ano do Centro Educacional 02 de Planaltina. Sendo assim, aqui está ela:

 Núbia, aos 16 anos, leia isso em 14 anos. Estarei esperando por você.

Querida Núbia…

Ou deveria dizer Bibi? (rs). Olha, desculpe, mas você tem cabelo meio ondulado, pare de lutar e aceite isso. Por mais que nesse momento você esteja correndo na chuva e revoltada. E sobre o seu apelidinho “doce”.. você logo perceberá que até quem não sabe a origem do apelido irá te chamar assim: “BIBIII” e você vai ver que no final das contas será um apelido legal em comparação aos passados. Eles não se cansam de chamar você desta maneira, não porque eles te ODEIAM. Mas é simplesmente porque você é tão importante pra eles, que merece um apelido, uma rápida forma de chamar sua atenção.

Você sempre pensou que notas escolares poderiam significar alguma coisa e adivinha? Não significam nada! Portanto, curta um pouco mais aqueles momentos de zoação no fundo da classe, pois eles são únicos e nunca mais irão voltar e namore um pouco também, que ninguém é de ferro. E por falar em curtir, sabe aquela paixonite que você divide com seus melhores amigos?Aquele cujo caso foi descrito em outros posts bastante antigos e que ninguém tomou conhecimento? Então, você infelismente não ficará com ele (no seu “final feliz” que tanto imagina) e escolherá outra pessoa. Um outro cara que namorava com aquela menina feia que estuda no 3º ano com sua irmã Josane, então desencana. Por outro lado, preciso dizer que você vai rir muito quando publicar um texto sobre este episódio no seu blog e fazer alguém te bloquear no Facebook ou nunca mais te ligar.

Algumas dicas rápidas pra você: Música: você nunca chegará aos pés de Betooven, você deixará de ter aulas de piano que tanto gosta, apesar de achar a professora meio doida  para ir ralar horrores no trabalho e no estudo. Mas continue indo às aulas, além de boas histórias pra contar e de aprender uma grande lição, você poderá ensinar seus sobrinhos aquela musiquinha “dó-ré-mi-fá-fá-fá…” Religião: Pare de dizer que você nunca deixaria o Ágape, porque você vai sim Senhora. E nem voltará mais na igreja depois de um certo tempo. Faculdade: Daqui a 2 anos,você não estará na faculdade, porque se esqueceu da prova do PAS. Então, relaxe! Você fará também um curso de enfermagem para nunca trabalhar na área e apostará com seu colega do trabalho que passará no vestibular sem ter que estudar e ele então, pagará sua matrícula no Curso de Administração. Vida: Ah, quando aqueles seus amigos ficarem te chamando de “gás nobre” fazendo alusão à tabela periódica onde o gás nobre nunca se mistura com a “ralé”, relaxe. Você vai ser assim sempre e será até melhor para não ter que conviver com gente medíocre e sem futuro. Além do mais, o fato de se misturarem não trouxe nenhuma boa trajetória para nenhum deles.

Sabe, Núbia, às vezes você pode achar que sua vida é a pior do mundo. Que aquele garoto não te ama, nem gostaria de estar contigo. Que qualquer ser humano na sua situação, ao chegar em casa, se trancaria no quarto para evitar os irmãos pentelhos e o pai super-protetor que tem. Que ir para o ensino médio na parte da tarde, é algo extremamente desgastante. Mas, posso te contar um segredo? SUA vida é PERFEITA! você tem uma vida PERFEITA sua mané! Perfeita porque sempre teve do seu lado pessoas que gostavam de verdade de você, que o garoto que achava lindo, no fundo também te achava e sentia o mesmo que você…mas você só vai descobrir isso depois de muito tempo. Hoje você tem que se preocupar apenas com provas de física daquele professor mal humorado (PF). Ao invés de se lamentar e escrever no seu diário, que aliás, está sumido na casa da sua mãe, chegue em casa hoje, corra e dê um abraço em seus pais, pois você ainda não mora em outra casa, o que vai torná-la absurdamente mais fraca do que é hoje. Curta TODA a energia que ainda corre nas veias deles  e de seus irmãos e ao invés de se trancar no quarto ouvindo música para pensar naquele garoto idiota que NUNCA te deu bola, peça à seu pai para vocês brincarem de esconde-esconde pela casa mais uma vez, assim como faziam quando você tinha 10 anos. Tome aquele leite com café que sua mãe prepara com carinho todos os dias.

Você deve estar pensando “eu nunca irei me casar” porque te acha tão complicada e os homens tão sem noção. Relaxe, não será com nenhum daqueles garotos que você convive. Na hora certa alguém aparecerá de onde você MENOS espera. Não se ache horrível por ser magrela, você verá que é bem difícil tentar voltar a ser assim.

Só um detalhe, não use mais camisetas e tênis com calça jeans, por favor você fica horrível!

Ah, me faz um favor: faça academia para eu não ser a gordinha que sou hoje!

Abraço, Núbia – 30 anos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

P.S.1: Especialistas dizem que devemos fazer uma pergunta ao final de cada post para estimular os comentários de TODOS, ex.: “E você? Se pudesse enviar uma carta para você mesmo aos 16 anos, o que diria?” Bem, isto não parece funcionar muito, portanto vou usar de psicologia reversa: Eu não quero saber o que você diria na sua carta! Não dou a mínima, não ligo! não ligo! não ligo!

Vamos ver se funciona agora.

P.S.2: VOCÊ QUE ESTÁ VINDO DO OCIOSO, QUE TAL SE INSCREVER NO BLOG, VOLTAR E ME FAZER FELIZ MAIS UMA VEZ?

Anúncios

§ 4 Respostas para Querida Eu: Uma carta para mim aos 16 Anos

  • Ramá.A disse:

    Adorei um Post!! Diria para mim aos 16 anos que fizesse tudo que desse na telha sem se preocupar com o que os outros irão acham que aproveitasse cada minuto da vida, da adolescência por que o tempo passa muito rápido, na e com ele as responsabilidades de adulto… Na verdade o tempo voa e não volta para agente viver o que não quis por medo de sofrer. Viver é correr risco é arriscar sofrer e só vive de verdade quem não teme, quem se lança!

    PS.Núbia fico encantada com esse blog cada vez que leu um novo texto!! Parabéns!!

  • bruna disse:

    Núbia,

    maravilhoso execício, adorei a proposta, mas ainda não estou pronta pra escrever!!!
    São tantas as reflexões, não é mesmo. E ah… se a gente pudesse ter aquela idade com o conhecimento que temos hoje!!!

    Perfeito post!!

    bj

  • Josane disse:

    ah… eu diria para Josane com 16 anos para não levar a vida tão a sério… que ela pudesse se divertir mais, errar mais, não ser ou provar ser aos pais a filha certinha demais…
    Sofra Josane, viva!!! Aproveite cada momento… faça amigos! Ame mais! Não tenha medo de falhar! Assim vc terá mais confiança…
    Fique mais tempo em família… vc sentirá falta dela.
    Não páre de pensar nos seus sonhos… mesmo que eles demorem, virarão realidade…Vc ainda visitará Paris… falará francês… Irá, novamente, tomar banho de chuva.. (aliás tenho que mostrar isto às minhas filhas… é tão bom).
    Não deixe de acreditar em você! És capaz de tudo. Não preocupe com os outros e com o que eles pensam… Seja você, sempre!
    Continue me inspirando… amor meu… saudades… bjs

  • Gizele Ornelas disse:

    Ah, eu diria para a Gizele com 16 anos, que não parasse as aulas de piano, que continuasse o francês… que parasse de se preocupar tanto com a opinião dos outros… E que deixasse de acreditar tanto nas pessoas… aaaaaachoooo que é mais ou menos isso…rs

    Continue postando!
    Estou sempre lendo! Beijos!

Resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Querida Eu: Uma carta para mim aos 16 Anos no ...O Vôo da Libélula....

Meta

%d blogueiros gostam disto: