1º DE JANEIRO, MEU ANIVERSÁRIO.

30/12/2009 § 1 comentário

 

Sexta é meu aniversário e não estou muito feliz. Não achei que fosse estar. Vinte e nove anos era a minha idade do medo, muito mais do que trinta ou qualquer outra. Acho que a próxima, agora, só oitenta, porque quando você tem oitenta não importa o espírito, o cérebro e o físico, aos oitenta você é velho mesmo. Aos vinte e nove anos, por sua vez, você está mais perto dos trinta do que dos vinte e não tem mais desculpa. Tudo bem que aos vinte e oito você também já estava. Mas aos vinte e oito sempre há a possibilidade de dizer que você tem pouco mais de vinte e cinco anos. Aos vinte e nove isso não cola mais.

Nas últimas semanas pensei em algumas coisas típicas dos angustiados como a morte e o tempo e blá, com a ansiedade de quem acha que a serenidade heideggeriana não passa de um imenso blefe. Vinte e nove anos e não li as obras completas de Freud, não escrevi obras-primas, não curei pacientes, não ganhei milhões, não fiz muitas outras coisas que tenho vontade (mas que talvez nem deveria). Engraçado que nunca tive essa angústia-clichê do tempo que passou e não volta nunca mais. Meu clichê é o oposto, fico angustiada justamente com aquilo que não vou ter tempo de viver.

Esses pensamentos negativos costumam vir na virada do ano, junto com o réveillon do Faustão – nunca muito antes do meu aniversário. Aniversário costuma ser apenas uma desculpa muitíssimo bem-vinda para as pessoas que eu amo e que não falam comigo desde o último primeiro de janeiro me ligarem. Aniversário é também a oportunidade de quem já me liga todo dia me dizer, “ei, que legal que eu tenho você para ligar todo dia!” Eu gosto muito das ligações, mas, confesso, nunca gostei de aniversário.

Meu aniversário irei passar na casa do meu irmão com a família toda reunida. Nessas horas eu me lembro da frase de caminhão: “não tenho tudo o que amo, mas amo tudo o que tenho”. Eu tenho vários outros cenários montados de aniversários perfeitos, claro. Mas esse certamente é um deles.

 

Dia 1º é meu aniversário!

§ Uma Resposta para 1º DE JANEIRO, MEU ANIVERSÁRIO.

Resposta

O que é isso?

Você está lendo no momento 1º DE JANEIRO, MEU ANIVERSÁRIO. no ...O Vôo da Libélula....

Meta

